NOSSA HISTÓRIA


Criado em 4 de outubro de 1959, pelo médico psiquiatra Renato Teixeira Mendes e pelo enfermeiro Elísio da Silva Graça, o então Sanatório Vera Cruz dedica-se ao tratamento de doenças mentais, passando a denominar-se Hospital em 1989. Localizado no bairro do Jaçanã, zona norte de São Paulo, começou suas atividades num casarão de estilo eclético do início do século XX, adquirido por Renato Teixeira Mendes para sediar a instituição.

Os sócios, Renato e Elísio, se conheceram no Sanatório Bela Vista, situado onde hoje fica o Shopping Center Iguatemi. A sociedade foi desfeita em 1975, quando Renato assumiu sozinho o comando do hospital.

O psiquiatra Renato Teixeira Mendes perdeu o pai com apenas dois anos de idade, e teve uma vida bastante difícil junto aos seus 4 irmãos. Sua mãe, viúva, sustentou os filhos trabalhando como costureira. Estudou em escolas públicas e ingressou na Medicina da FMUSP, tendo se especializado em cirurgia do abdome. Na universidade, encantou-se pela psiquiatria, e acabou se especializando na área. Atendia em consultório particular, no Conjunto Nacional, Av. Paulista. Sua esposa, Daisy Nascimento Teixeira Mendes, era professora da Escola Estadual Caetano de Campos, no bairro da Consolação e, após o casamento, começou a dar aulas de iniciação musical e de violão, em casa. Tocava acordeom, piano e violão. Era amiga de Inezita Barroso, com quem cantava nas festas da escola e outros espaços.

No início, o Vera Cruz disponibilizava 15 leitos a pacientes particulares. Depois vieram os convênios com o INAMPS, IAMSPE (Servidor Público Estadual), Hospital do Servidor Público Municipal-HSPM, além do antigo Juizado de Menores, depois chamado de Febem. A instituição chegou a ter 440 leitos de capacidade máxima e a intervenção terapêutica era realizada através de equipe multidisciplinar combinada com a ministração de psicofármacos na época disponíveis.







Estamos sempre à procura de pessoas boas e talentosas

JUNTE-SE À NOSSA EQUIPE

Logo-Vera-Cruz-branco

Este é o nosso compromisso - Tratamento eficaz, atenção personalizada, ambientação afetiva, integração com familiares e financiadores, reinserção social.

Copyright by Vera Cruz 2019. All rights reserved.